terça-feira, 13 de março de 2012

Exposição da Tarsila do Amaral no CCBB

Exposição Tarsila do Amaral

No dia 07 d Março de 2012 pude enfim visitar a exposição da artista Tarsila do Amaral no Centro Cultural Banco do Brasil que fica na Praça XV no Rio de Janeiro.  A exposição vai ficar disponivel até o dia 29 de Abril.

A exposição chama-se "Percurso Efetivo", e mostra várias pinturas de Tarsila do Amaral, desde os esboços do grafite até as grandes artes pintada a óleo sobre tela.  A idéia central do Percuso Efetivo surgiu a partir do Diário de Viagens, que Tarsila organizou com as andanças com Oswald de Andrade nos anos de 1920.  O Diário de Viagens de Tarsila hoje é considerado uma preciosidade e encontra-se em poder da familia.
A exposição é um modo de introduzir o visitante a admirar cada obra da artista do seu jeito e ficar mais próximo da vida dela.

Na exposição tem pinturas de autores famosos como o Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, que fizeram lindas frases em homenagem a Tarsila:

Tarsila amorável do Amaral
Prazer dos olheus meus, onde te encontrares,
Azul, rosa e verde pra sempre
Carlos Drummond de Andrade

Oswald de Andrade chamava a artista de "caipirinha vestida por Poiret", já que Tarsila do Amaral viveu alguns anos em Paris, para tentar obter espaço no mundo artistico, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Na exposição, fica disponivel também alguns objetos, como a bengala usada pela Tarsila, fotos da mesma quando era mais nova, carta que escreveu para sua mãe em 1923, e alguns cartões postais de suas viagens e um audio guia no endereço na internet: soundcloud.com/ccbb_rj
Obras famosas como Antropofagia, A Boneca, A Negra dentre outras fazem parte da exposição no CCBB.
O Centro Cultural Banco do Brasil encantador foi um ótimo local escolhido para a exposição por sua aparência colonial e antiga, com lustres enormes, salão central com teto de vidro e salas para leitura, causa uma inspiração a visitar tanto o lugar quanto a Exposição e outros eventos que ficaram disponiveis no mês de Março.

nformações
 Data:Até 29 de abril de 2012Idade recomendada:

Conforme programação
 Horário:conforme programação
 Local:2º andar | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
 Bilheteria:Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
 Ingressos:Entrada franca

*dados verificados do site do CCBB*


Comentário Pessoal: 
Vãããããããão galeraa !!! É muito bom, interessante, pra quem curte essa ideia, recomendo ainda que 
participe das atividades educativas ;* Tomara que gostem. 
Bjos. 


Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário